A Ação de extensão “Cinema Negro RS - por uma educação antirracista” promove na próxima segunda dia 30 novembro uma mostra audiovisual composta de 05 filmes e vídeos criados e produzidos recentemente no estado do Rio Grande do Sul por Kaya Rodrigues, Marina Kerber, Alexandre Mattos Meireles, Jonatan Tavares e Mário Costa. A curadoria da Mostra foi realizada pelo Coletivo Macumba Lab.

Após a exibição uma conversa com as realizadoras e realizadores mediada por Estêvão da Fontoura (artista e professor do IFRS), Lucas Honorato e Manu Zilveti (que organizam a Mostra de Cinema Negro de Pelotas).

*****

Para além da beleza do encontro e das possibilidades de diálogo que o constitui, esta ação também tem o compromisso de produzir materiais de apoio a professoras e professoras das redes de ensino do estado e universidades no desenvolvimento de conteúdos que digam respeito às relações étnico-raciais, sendo o audiovisual uma forma de trabalhar com questões da história e cultura afro-brasileira. Esta interação com a comunidade escolar é de uma enorme importância para a construção de novos currículos, novas referências, que contam outras histórias, que emergem outras narrativas. 

 

// Apresentação

fundo.png

Cinema Negro RS

 

// Curadoria

O desenvolvimento do projeto e a produção da mostra contou com a parceria do Coletivo Macumba Lab, responsável pela escolha dos filmes e vídeos apresentados. 

Sobre
Macumba Lab é um coletivo de profissionais negros e negras do audiovisual no Rio Grande do Sul, uma rede de apoio. O grupo é uma ferramenta para a visibilidade e acesso ao mercado e se propõe a criar laboratórios de formação para pessoas negras, democratizando o acesso às técnicas e ciências audiovisuais.

Macumba é um instrumento musical utilizado em festas e rituais de religiões de matriz africana. É também uma palavra usurpada e ressignificada para ofender essas mesmas religiões. Pois agora, estamos nos apropriando de volta do termo com orgulho. Pra nós "macumba" é pertencimento e ancestralidade.

MACUMBA é resistência.

contato: coletivomacumbalab@gmail.com
@macumba_lab

macumbalab.png
 

// Realização

 

Esta ação de extensão é resultado de um esforço interinstitucional e uma colaboração entre a Diretoria de Arte e Cultura e Instituto de Letras e Artes da FURG; Museu da UFRGS, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI  do IFRS - Campus Osório; Grupo de Pesquisa PEABIRU - Educação Ameríndia e Interculturalidade e PPGEDU - UFRGS. 

ILAFURG.png
PEABIRU.png
DACFURG.png
FURG.png
museuufrgs.png
PPGEDUUFRGS.png
NEABI-IFRS.png
IFRS.png
 

// Apoio

Contamos ainda com o apoio da Mostra de Cinema Negro de Pelotas, FACED - UFRGS e NEABI - FURG. 

NEABIFURG.png
MOCINE2.png
FACED.png
 

// Ficha Técnica

Cláudia P. Aristimunha

desenvolvimento site

 é Historiadora e doutoranda em Museologia Social. Membro da equipe Educativa do Museu da UFRGS.

caristimunha_edited.jpg
EQUIPE MARCELO.png

Marcelo Gobatto

concepção do projeto, arte gráfica e produção

é artista visual, produtor e realizador audiovisual. Professor do Instituto de Letras e Artes FURG, atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no PPGEDU UFRGS. 

Debora Amaral

concepção do projeto e produção

é diretora de arte e cultura da FURG. Mestre em educação pela UFPel, atuou como pedagoga escolar no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC. 

EQUIPE DEBORA.png
mariarita_edited.jpg

Maria Rita Martins

desenvolvimento site

Maria Rita é lincencianda do Curso de Artes Visuais FURG e da equipe da DAC-FURG. 

Estêvão da Fontoura

concepção e produção material pedagógico

é artista multimídia, mestre em Informática na Educação - IFRS Campus Porto Alegre (2019). E professor de arte no IFRS - Campus Osório 

EQUIPE ESTEVAO.png
EQUIPE PAULO.png

Paulo Ferreira

produção e divulgação

(Afrokaliptico) é artista visual, poeta e estudante do curso de Artes Visuais Bacharelado da FURG. Natural de São Paulo, atualmente reside em Rio Grande - RS .

Guilherme Mello

desenvolvimento site

é licenciado em artes visuais. Trabalha como técnico em audiovisual no Instituto de Letras e Artes - FURG.

gui2_edited.jpg
equipe sofia 2.png

Sofia Ferreira

concepção do projeto e produção

é diretora de projetos, atriz, educadora e produtora de elenco, especialista em pedagogia da arte e mestra em educação. É empresária sócia-fundadora da Reina Produções.

 

// Agradecimentos

Coletivo Macumba LAB 

Mostra de Cinema Negro de Pelotas 

Elaine Silva

Giuliano Lucas 

Kaya Rodrigues

Marina Kerber